Blog

21/01/2018

 

Muitos acadêmicos costumam não dar a devida importância à construção do objetivo geral e objetivos específicos.

Conforme Oliveira (2010, p. 36) “o objetivo geral precisa dar conta da totalidade do problema da pesquisa, devendo ser elaborado com um verbo de precisão, evitando ao máximo uma possível distorção na interpretação do que se pretende pesquisar.”

Segundo a mesma autora (2010, p. 37) “os objetivos específicos fazem o detalhamento do objetivo geral e devem ser iniciados com o verbo no infinitivo.”

Lista de Verbos para construção de objetivos gerais:

·  Analisar

·  Avaliar

·  Caracterizar

·  Discutir

·  Diagnosticar

·  Investigar

·  Implantar

·  Estudar

·  Promover

·  Pesquisar

·  Realizar

·  Determinar

Lista de verbos para construção de objetivos específicos:

·  Indicar

·  Desenhar

·  Colaborar

·  Cotejar

·  Descrever

·  Desenvolver

·  Utilizar

·  Divulgar

·  Elaborar

·  Empreender

·  Explicar...

12/03/2017

Quando se faz a pesquisa bibliográfica, bem como a articulação do texto teórico, é essencial que se utilize termos que dêem fluência às ideias que se tem, demonstrando o enfoque, a intencionalidade, a relação entre conceitos por comparação, bem como, o esclarecimento diferenciado dos princípios que autores especializados desenvolvem, tornando a compreensão sobre o tema em questão, uma possibilidade de construção dinamizada. Assim, para facilitar esta essencial tarefa de articulação textual dentro do enfoque científico, observe a lista abaixo, levando em conta que estes termos devem ser utilizados de maneira variada, evitando repetições de um parágrafo para outro consecutivamente:


Para Borges (2008, p. 34)
Segundo Gomes (2007, p.78)
De acordo com Silveira (2008, p.89)
Schneider (2006, p.57) destaca que...
Giogio ressalta (2004, p. 67)
Keynes (2005, p. 47) aborda o conceito de...
Conforme Habermas (1960, p.177)
Ballou enfatiza (2007, p.45)
Martins textualiza (2005, p,89)
Dias (2008, p....

12/03/2017

Agora que você já entregou o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ou a sua Monografia, é chegada a hora da apresentação do trabalho à Banca Examinadora.

Tal como o TCC ou a Monografia que exigiram de você uma rotina planejada, assim é a apresentação, que também exigirá que você gaste um bom tempo de preparação de modo a ter o domínio do assunto, estar confiante e apto para a reta final deste percurso rumo ao tão almejado título de Bacharel.

Vamos ter em mente, então, que para elaborar uma boa apresentação deve-se seguir os seguintes passos:

- Elaborar um Resumo;
- Elaborar uma Apresentação Visual (slides);
- Desenvolver a Apresentação;
- Treinar a Apresentação.

Elaborar um resumo do trabalho a apresentar
Para se fazer uma boa apresentação é necessário realizar um bom resumo do
trabalho a apresentar de modo a que a Banca Examinadora perceba, de uma forma simples, o tema e conteúdo da apresentação. Então, um bom resumo deve ter:

• Uma ou duas frases introdutórias
(frases com poucas pa...

12/03/2017

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser construído em volta de um tema. Deste tema subtraímos um questionamento, ou seja, um problema que será investigado. A escolha do tema é de suma importância para o desenrolar do TCC.

O tema é o assunto que se deseja estudar e pesquisar no trabalho a ser desenvolvido. Definir adequadamente um tema pode, inclusive, perdurar por toda a pesquisa. Nesse caso, deverá ser frequentemente revisto. Em alguns cursos são estabelecidas algumas temáticas o que de certa forma facilita a vida do graduando; mas geralmente esta escolha parte do pesquisador.

Diante da infinidade de caminhos que encontramos na hora de escolher o tema, é preciso tomar algumas precauções para agilizar e tornar agradável a pesquisa; tais como:


1. O pesquisador deve buscar um tema que tenha afinidade, que goste que desperte o seu interesse, caso contrário a pesquisa será maçante quase uma tortura.

2. No ato da escolha do tema o pesquisador deve levar em consideração o tempo que...

12/03/2017

A sintaxe de concordância faz com que as palavras dependentes concordem, nas suas flexões, com as palavras de que dependem na frase. Os adjetivos, pronomes, artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos determinados = concordância nominal. O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito simples a que se refere = concordância verbal.

CONCORDÂNCIA NOMINAL

Concordância do adjetivo adjunto com o substantivo:

O adjetivo biforme, na função de adjunto adnominal, concorda com o substantivo em gênero e número = As árvores tristonhas deixavam cair suas lágrimas solidificadas.

Referindo-se a mais de um substantivo de gênero e número diferentes, o adjetivo concordará no masculino plural ou com o substantivo mais próximo. A referida regra aplica-se aos adjetivos escritos após os substantivos = Um cravo e uma rosa perfumados(ou perfumada).

Escrito antes dos substantivos, o adjetivo concorda geralmente com o mais próximo = Recebestes péssima nota e conceito. Bem tratados pomares e...

12/03/2017

1. Deve-se evitar ao máx. a utiliz. de abrev. etc.

2. É desnecessário empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico. 

3. Anule aliterações altamente abusivas. 

4. não esqueça as maiúsculas no início das frases. 

5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz. 

6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário. 

7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in. 

8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou?? ...então valeu! 

9. "Porra", palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa "merda". 

10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações. 

11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto em que a palavra se encontra repetida. 

12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu:...

12/03/2017

Sem dúvida alguma, o momento mais tenso na elaboração de uma monografia é a escolha do tema por parte do aluno. Há sempre muitas opções a serem escolhidas, muitos caminhos a seguir e poucas certezas. Por isto, neste momento é importante parar e pensar no que realmente você gosta de escrever. Parece clichê, mas é a mais pura verdade: você só terá prazer em desenvolver o seu trabalho, durante um ano ou mais, se escrever sobre aquilo que gosta e domina.

Na escolha do tema do seu TCC, é muito importante unir o útil ao agradável, ou seja, escrever sobre algo relativo à sua formação e que, ao mesmo tempo, seja um tema que lhe seja agradável e desperte o interesse em pesquisar, investigar e saber mais sobre ele. Mas é preciso ficar atento a algumas questões durante o processo de escolha do tema, para não se perder no futuro. Veja:

  • Existe bibliografia suficiente para embasar suas pesquisas?;

  • Você possui experiência profissional para falar sobre o tema? Se não, você conhece bas...

12/03/2017

Muitas coisas podem ser melhoradas para que você aproveite melhor os livros, exercícios e instruções de seus professores. Confira 5 dicas para ser super produtivo nos estudos

Ser produtivo nos estudos não significa que você fará várias lições de casa em pouco tempo, mas sim que seus esforços serão bem recompensados com resultados positivos. Há diversos aspectos que podem ser alterados para que você aproveite melhor os livros, exercícios e instruções de seus professores. Com disposição e atitudes certas você conseguirá alcançar o sucesso acadêmico e, consequentemente, profissional.

Fonte: Universia http://bit.ly/RFXMU1

Confira a seguir 5 dicas para ser super produtivo nos estudos e render bons resultados:

1. Estabeleça metas

Comece com um objetivo em mente. Quando você tem uma meta clara é mais fácil manter-se focado, especialmente quando as dificuldades começarem a aparecer. Esse objetivo irá direcionar todas as suas decisões, inspirações e você se sentirá gradualmente mais p...

12/03/2017

Dentre os elementos pré-textuais de um trabalho acadêmico, especial atenção deve ser dada aos Agradecimentos. Embora sendo parte opcional, se inseridos no trabalho, os Agradecimentos devem refletir uma real e sincera gratidão por quem ajudou na trajetória até aquele momento.

Reproduzo, abaixo, sugestões de texto para os Agradecimentos:

“1. Dedico especial agradecimento a FULANO DE TAL, orientador dedicado que com sabedoria soube dirigir-me os passos e os pensamentos para o alcance de meus objetivos.

2.  Meus sinceros agradecimentos a todos aqueles que de alguma forma doaram um pouco de si para que a conclusão deste trabalho se tornasse possível:

A Deus, por acreditar que nossa existência pressupõe outra infinitamente superior.

A minha professora orientadora, Dra. MS, pelo auxílio, disponibilidade de tempo e material, sempre com uma simpatia contagiante e pelo fornecimento de material para pesquisa do tema.

Ao meu/minha marido/mulher,  por acrescentar razão e beleza aos meus dias. Aos me...

12/03/2017

A revisão de texto é muito importante para que você não caia em armadilhas produzidas por si mesmo!

Vejamos alguns pontos que você precisa se atentar na hora de revisar seu texto:

Quanto à estética, observe:

a) Se a letra está legível: não quer dizer “letra bonita”, mas sim a preocupação de gerar entendimento para quem ler o texto.

b) Se há paragrafação: disposição correta dos parágrafos. Estes devem estar bem estruturados e delimitados por pontuação.

c) Se as margens estão regulares: as palavras devem ir até o fim da linha, a não ser que seja um poema.

d) O travessão: se há o espaçamento devido antes da utilização deste.

e) Se há rasuras: o melhor é que elas não existam! Mas caso ocorram, prefira riscar com um só risco o termo errado e colocá-lo entre parênteses. Coloque a palavra correta acima, ou continue a escrever normalmente, caso o erro aconteça no momento da escrita e na folha definitiva.

Quanto à gramática, observe:

a) Ortografia: as palavras estão escritas da maneira correta?

b) Pontua...

Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

 

E-mail: tccecia@gmail.com

Porto Alegre, RS

Tel/Whatsapp:

(51) 99666-2201

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

2018. Criado  com Wix.com